A fantásica vida marinha

Então você acha que sabe sobre o oceano? Pois é meu amigo... Sinto dizer que está muito enganado! Vamos mostrar-lhe fatos interessantes, curiosidades e mistérios do mar.
Você verá nesse site as mais diversas curiosidades sobre os animais e conhecerá profundamente o mundo desses animais.

Tartarugas marinhas

As tartarugas-marinhas habitam todos os mares, em zonas de água tropical e subtropical. A maioria das espécies são migratórias e vagueiam pelos oceanos, orientando-se com a ajuda do campo magnético terrestre. A tartaruga-de-couro é a maior espécie, atingindo 2 m de comprimento e 1,5 m de largura, para 600 kg de peso.

a

Cavalos marinhos

Os cavalos-marinhos caracterizam-se por terem uma cabeça alongada, com filamentos que lembram a crina de um cavalo, e por exibirem mimetismo semelhante ao do camaleão,podendo mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical,movimentando rapidamente as suas barbatanas. Algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas,como corais ou anêmonas marinhas. Geralmente medem entre 15 e 18 centímetros, mas podem medir desde 13 a 30 centímetros, dependendo da espécie, com peso entre 50 e 100 gramas. Vivem em águas de regiões de clima temperado e tropical.

a

Tubarões

Tubarão ou cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico (com exceção dos Squatiniformes, Hexanchiformes e Orectolobiformes) pertencente à superordem Selachimorpha. Os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos.

a

Arraias

Arraias ou peixes batóides são peixes cartilaginosos marinhos classificados na superordem Batoidea dos Elasmobranchii, que agrupa também os tubarões. As raias têm o corpo achatado dorsiventralmente e, por consequência, as fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça – essa é a principal característica que distingue os peixes batóides dos tubarões. Vivem normalmente no fundo do mar (demersais), embora algumas, como a jamanta, sejam pelágicas.

a

Baleias

A subordem Mysticeti compreende os maiores cetáceos, conhecidos popularmente por baleias ou rorquais. Alguns membros da subordem dos Odontoceti também podem ser chamados de baleias, como é o caso da baleia-branca e das baleias-bicudas. A principal diferença entre as duas subordens é que, na Mysticeti, os dentes estão ausentes, sendo substituídos por cerdas de material queratinoso, com a função de filtrar a água e recolher o alimento. As baleias são os maiores mamíferos que vivem no planeta Terra.

a

Polvos

Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, da ordem Octopoda (oito pés), possuindo oito braços fortes e com ventosas dispostos à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole, sem esqueleto interno (ao contrário das lulas) nem externo, como o argonauta. Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta, de mudar a sua cor (camuflagem, através dos cromatóforos), e autotomia de seus braços.

a

Golfinhos

Os golfinhos ou delfins são animais cetáceos pertencentes à família Delphinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, sendo que existem 37 espécies conhecidas de golfinhos dentro de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.

a

a

Águas vivas

Medusozoa é um agrupamento taxonómico que inclui as medusas, mães d'água, águas-vivas ou alforrecas, formas de vida livre dos cnidários adultos, que se encontram nas classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas vivem nos oceanos, como componentes do zooplâncton.

a

a

Leões marinhos

0O leão-marinho é um mamífero pinípede semiaquático, de que há várias espécies, da subfamília Otariinae da família Otariidae, que vive em regiões de baixas temperaturas e alimenta-se principalmente de peixes (como o cherne e o arenque) e de moluscos.

a

a

Estrelas-do-mar

As Estrelas-do-mar são equinodermes em forma de estrela pertencente a classe Asteroidea. Existem cerca de 1.500 espécies de estrela-do-mar no fundo do mar em todos os oceanos do mundo,dos trópicos até as gélidas águas polares. Elas são encontradas desde a zona intermareal,descendo para as profundezas abissais,6.000m(20.000 pés) abaixo da superfície. Entre seus parentes mais próximos podemos citar o Ouriço do Mar, a bolacha do Mar e o Pepino mar. Gostam de viver embaixo de pedras e costumam usar calças floridas.

Magikarps

Os Magikarps são peixes extremamente comuns em todas as regiões do planeta. São tão primitivos que mal conseguem nadar, fazendo-o a uma velocidade muito baixa. Quando ameaçados para se defenderem, tudo que conseguem fazer é debater-se, espalhando água para várias direções. Um famoso ditado dizia que "Um Magikarp conseguirá subir uma montanha apenas se debatendo de sua maneira. O movimento permanece inútil, entretanto."

Voltar à página inicial

Os Maiores Mistérios do Oceano

Os sons mais estranhos e assustadores já registrados

Existe vida nas profundezas do Oceano?